Muretas - Portal de Notícias da Baixada Santista

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Educação

Escreve ou entende a língua hispânica?

É uma das mais faladas no planeta e oficial em 21 países

Adalberto de Oliveira
Por Adalberto de Oliveira
Escreve ou entende a língua hispânica?
Adalberto de Oliveira
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O domínio da língua espanhola tornou-se para mim um fator decisivo, é uma das mais faladas no planeta e oficial em 21 países.  Atualmente é comum entre os jovens, por exemplo, perder uma oportunidade de emprego para candidato que tenha um currículo tão bom quanto o seu, por ter fluência no idioma da terra hispânica. No mundo globalizado em que vivemos, falar espanhol é essencial principalmente para aqueles que almejam altos cargos na vida profissional. Empresas de vários países estão abrindo filiais aqui no Brasil, atraídas por diversos fatores: oportunidades, demandas, além de mão de obra extremamente barata se comparada aos mesmos cargos em países de primeiro mundo. Existe em nosso país uma grande oferta de escolas de idiomas com os mais variados valores e propostas de aprendizado, cabendo ao interessado julgar o que melhor lhe convier.

Contudo, para nosso espanto, ainda existem pessoas que não possuem o menor interesse em aprender não somente o espanhol, mas qualquer outro idioma sob o falso pretexto de que são brasileiros e se mal sabem falar o português, para que precisam aprender a se comunicar em espanhol, chinês, grego, japonês, francês, alemão, italiano ou inglês, pois se nasceram e moram no Brasil e o idioma é o português, aqueles que vierem para cá deverão aprender a falar o nosso idioma e não nós o deles.

Tal posicionamento gera para nossa surpresa grande discussão, entendemos que a mesma caminha por uma linha tênue entre o patriotismo exacerbado e a falta de bom senso para com as condições que a vida contemporânea exige de todos nós. Há que se defender sim, a identidade nacional, as origens de nossos antepassados, de nossa língua, entretanto falar mais de um idioma é no mínimo saber algo a mais. Conhecer ou aprender seja pelo motivo que for, nunca será demais.

Publicidade

Leia Também:

Nosso País tem sediado vários eventos esportivos, sociais, culturais e políticos, momentos em que há ofertas de postos de trabalho e procura de mão de obra qualificada para o preenchimento dessas vagas, e ter o domínio do idioma espanhol será um diferencial quando da seleção para qualquer uma dessas frentes de trabalho. Por derradeiro, de acordo com a sua qualificação profissional poderá haver a possibilidade de ser efetivado por algumas dessas empresas. Fica a nossa mensagem: Você fala, escreve ou entende espanhol? 

FONTE/CRÉDITOS: Adalberto de Oliveira
Comentários: