Posso iniciar dizendo, com certeza que “dormir bem é viver bem, é ter uma melhor qualidade de vida!”
Isso se deve ao fato de que o sono recupera as energias, revigora e fortalece o sistema de defesa ( imunológico), hormonal, memória e os principais órgãos, principalmente o coração e o cérebro, com isso , ao acordarmos, estamos aptos para mais um dia de vida, pelo qual devemos agradecer, ao despertar; de trabalho profícuo, sem sonolências que muitas vezes atrapalham a rotina diária...
Por várias causas, entretanto, nem todos conseguem manter uma rotina de sono adequada, devido às atividades e hábitos diários, especialmente antes da “hora de dormir”, que podem ter grande impacto na qualidade do sono, ajudando a pessoa a dormir bem ou...ter uma noite de insônia!!! A grande maioria já deve ter passado por isso, em algum momento da vida.
É importante termos ou criarmos rotinas, praticando hábitos que ajudam a melhorar a facilidade de adormecer e a qualidade do sono. Chama-se de “higiene do sono”!
Dicas simples podem ser aplicadas antes de deitar-se para dormir e ter uma boa noite de sono, quais sejam:
-Rotina do sono: deitar e levantar sempre no mesmo horário, diariamente, a fim de que o seu “relógio interno“ ou fisiológico, “se acerte”.
- Evitar o consumo de bebidas com cafeína, que é um estimulante e isso é recomendado fazer ao redor de 4 horas antes de dormir. Ex: café, alguns chás, ex: o chá preto, energéticos, etc.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, porque embora possa ajudá-lo a dormir, algumas horas após age como estimulante, aumentando a frequência de despertares, além de aumentar a diurese, acordando-o para ia ao banheiro. Isso serve também para a ingestão de líquidos.
- Não ir para a cama sem sono, pois se você não adormecer até 20 minutos, levante e ocupe-se até se sentir com sono.
- Ambiente indutor do sono, é o que deve ser o seu quarto, escuro, relaxante, silencioso, com temperatura agradável e roupas de cama e as suas, confortáveis.
- Não ficar monitorando o relógio, assim como celulares e aparelhos eletrônicos, pelo menos meia hora antes de deitar-se pode influenciar negativamente também.
- Não tirar sonecas durante o dia.
- Evite alimentos pesados à noite, por serem de difícil digestão e prejudicar o sono
- Evitar praticar atividades físicas intensas antes de dormir.
- Criar rotinas ante de dormir, ex: tomar banho, ler, assistir TV (filmes não violentos).
- Luz natural é uma aliada do seu relógio biológico, por isso devemos acordar com ela entrando no quarto, tendo um despertar natural.
Dr. Arnaldo Duarte Lourenço CRM 32908-SP é formado desde 1978, com especialidades em Cirurgia Cardiovascular, UTI, Arritmias e Marcapassos pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - São Paulo, ex-presidente da Associação dos Médicos de Santos - atual APM/ Regional Santos, ex-diretor Distrital da Assoc. Paulista de Medicina - São Paulo e Atual Delegado da APM.
ZAP Consultório: (13) 99717-0719 ou (13) Fixo: 3239-2589
Se isso não acontece, procure um médico, a fim de tomar algum medicamento indutor do sono.

Comentários: