Muretas - Portal de Notícias da Baixada Santista

Sabado, 19 de Julho de 2025

Entretenimento

15 escolas de samba desfilaram em Santos

Celebração e exaltação na Passarela Dráuzio da Cruz

Muretas Redação
Por Muretas Redação
15 escolas de samba desfilaram em Santos
Adalberto de Oliveira
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As 15 escolas de samba, que desfilaram em Santos/SP, deram um show na Passarela Dráuzio da Cruz nas noites de sexta-feira (21) e sábado (22) de fevereiro. 
Nossa equipe de jornalistas marcou presença na divulgação festejando com simpatizantes e torcedores, nos camarotes, frisas e arquibancadas.  
O desfile trouxe momentos de celebração e exaltação, junto a comissão de frente, na alegoria, na harmonia, no samba-enredo, na bateria, no enredo, na fantasia, no mestre-sala e porta-bandeira, e na evolução, onde foram avaliados em cada quesito, por quatro jurados.
Com certeza, quem assistiu, torceu pelas agremiações se contagiou pelos sambas de enredo, pelos figurinos e carros alegóricos recheados de referências, tem muito amor pelo carnaval. Além de emoção e sentimentos que afloram, é inexplicável. Para quem assiste e para quem se apresenta, é emoção total.

Dia 21 (sexta-feira)
21h - Imperatriz Alvinegra (Grupo de acesso)
Primeira a desfilar, a agremiação vicentina levará à avenida o enredo ‘Suzano! Bandeira de todas as cores… no peito um só ideal’, homenageando o município da Região Metropolitana de São Paulo. O carnavalesco é Sérgio Daguiã e a escola terá cerca de 700 componentes, distribuídos em dez alas e dois carros alegóricos.

22h05 - Vila Mathias (Grupo de acesso)
A Vila Mathias vai narrar na avenida desde a criação do mundo, conforme a história bíblica, até a destruição provocada pelos sucessores de Adão e Eva. O enredo ‘Gênesis – O que Deus criou, o homem devastou’, tem como carnavalesco Hélcio Eduardo. São aproximadamente 800 componentes, distribuídos em 12 alas e dois carros alegóricos.

Zona Noroeste (Grupo de acesso)
Com o enredo ‘Santos: o mar que pulsa na avenida – o legado do Peixe na alma santista’, a Academia de Samba Unidos da Zona Noroeste vai unir todos os simbolismos da Cidade e o pescado, do time de futebol à economia. Com Luiz Rodrigues como carnavalesco, a escola terá 750 componentes, divididos em dez alas e dois carros alegóricos.

0h15 - Bandeirantes do Saboó
A Bandeirantes do Saboó retorna ao Grupo Especial após 10 anos, apostando na tradição e no humor. A escola escolheu como enredo um pão que é patrimônio cultural santista: ‘Cará: O Rei do Meu Carnaval’. Com a assinatura da carnavalesca Edilene Florentino, a agremiação terá mil componentes, com 13 alas e 4 alegorias.

1h30 – Amazonense
A escola de Vicente de Carvalho, em Guarujá, fará uma viagem lúdica pelas lendas do folclore brasileiro em seu desfile. Apostando nos detalhes, a bicampeã do carnaval santista (1992 e 2009) aposta na tríade de alegorias coloridas, com três das 15 alas coreografadas, e cerca de 1,2 mil componentes na avenida.

A X-9 sairá em romaria na passarela do samba para pedir a bênção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A Pioneira busca sua vigésima taça oficial com o enredo ‘Peregrinos de Fé. Oh Mãe Negra… Meu Samba é Minha Oração’ e o carnavalesco Amauri Santos. A escola levará 1,4 mil componentes para a avenida, distribuídos em 18 alas, três carros alegóricos e um quadripé.

4h - Real Mocidade
No encerramento da primeira noite de desfiles, a agremiação do Marapé leva o baião em uma homenagem ao tradicional rei do ritmo musical nordestino, Luiz Gonzaga, cuja morte completou 35 anos em agosto de 2024. A escola levará para a avenida 1,3 mil componentes, distribuídos em 14 alas e três carros alegóricos.

Dia 22 (Sábado)
A Brasil, segunda maior campeã santista, com 11 títulos, terá como enredo ‘Lendas, mistérios e crenças de um povo Brasil’, desenvolvido pelo carnavalesco Régis Lopez, que morreu no ano passado. A ‘Campeoníssima’ vai explorar as origens do povo brasileiro, com cerca de mil componentes em nove alas de composição – sem contar bateria, baianas e ala dos convidados - e dois carros alegóricos.

21h05 - Dragões do Castelo (Grupo de acesso)
Com o enredo ‘Aláfia-Onan, Num Clamor de Paz, Respeito e Liberdade’, a Dragões do Castelo levará à Passarela do Samba um clamor por paz, respeito e liberdade. Ao todo, serão 600 componentes em dez alas, além de duas alegorias que representarão as cores da Dragões na avenida.

22h10 - Padre Paulo (Grupo de acesso)
A heptacampeã e cinquentenária Mocidade Independente de Padre Paulo se prepara para apresentar na avenida uma reverência à sua trajetória no carnaval, que começou antes de sua fundação oficial, em 1974. As referências a momentos marcantes da escola estarão presentes em 11 alas, um carro alegórico e um tripé na avenida.

23h15 - Império da Vila (Grupo de acesso)
A Império da Vila vai para a Passarela do Samba com uma nova versão do enredo ‘É melado e é gostoso, a seiva da vida!’, apresentado em 2011. A importância do mel para a humanidade será apresentada com diferenciais do desfile original, com Carmem Lucia Lamela como carnavalesca, mil componentes, 13 alas e dois carros alegóricos.

Publicidade

Leia Também:

0h20 – Independência
A representante de Cubatão, Mocidade Independência, vai levar para o sambódromo o enredo sobre a pimenta-malagueta. A origem do tempero ardido, a disseminação pelo mundo e a importância para a culinária serão representadas em três carros alegóricos, além de 14 alas e aproximadamente 1,5 mil componentes.

1h35 - Unidos dos Morros
A tricampeã Unidos dos Morros vem desta vez com o enredo 'Quem te viu, quer TV cultura, educação e samba no pé', com Igor Carneiro como carnavalesco. A agremiação da Cidade Alta vai exaltar a emissora televisiva contando com cerca de 1,8 mil componentes desfilando na avenida, divididos em 16 alas e com três carros alegóricos.

2h50 - União Imperial
A tradicional verde e rosa do bairro Marapé promete encantar o público com o enredo “A Magia dos campeões de bilheteria”, com o carnavalesco Wallace Vinicyos, dará vida ao cinema. São previstos cerca de 1,4 mil componentes na avenida neste ano, divididos em 13 alas e 3 carros alegóricos.

4h05 - Sangue Jovem
Gohayó à Célula Mater l - A homenagem à Primeira Cidade do Brasil foi o tema escolhido pela Sangue Jovem para fechar o carnaval. O enredo que homenageia São Vicente, com Michael Smith como carnavalesco, levará para a avenida cerca de 1,2 mil componentes, com 14 alas e 3 carros alegóricos.

VEJA MAIS EM https://www.facebook.com/share/1AF3zmTUsg/ 

FONTE/CRÉDITOS: Adalberto de Oliveira
Comentários: