Muretas - Portal de Notícias da Baixada Santista

Sabado, 19 de Julho de 2025

Geral

Alunos da 1ª turma de Direito são aprovados no 36º Exame da OAB antes de concluírem o curso

Destaca-se que todos já são pais e mães de família, de origem familiar simples e oriundos das comunidades da cidade.

Silvio Lousada
Por Silvio Lousada
Alunos da 1ª turma de Direito são aprovados no 36º Exame da OAB antes de concluírem o curso
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Via @Direitinho_Aniz | Quatro alunos da primeira turma do primeiro curso de Direito da primeira cidade do Brasil entram para a história do Direito e da Cidade. Foram aprovados no 36º Exame de Ordem Unificado da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, tornando-se os primeiros aprovados da primeira turma de Direito de São Vicente/SP, marcante ressaltar que antes mesmo de concluírem o curso, programado para terminar em julho de 2023. Destaca-se que todos já são pais e mães de família, de origem familiar simples e oriundos das comunidades da cidade.

A prova da OAB, considerada uma das mais difíceis do país, é realizada por todos os alunos que pretendem exercer a atividade de advogado. Sem aprovação no exame, o graduando em ciências jurídicas não pode exercer a profissão de advogado.

É permitido que a partir do último ano, 9º semestre, seja realizado o exame pelos futuros bacharéis em ciências jurídicas. Mas muitos preferem deixar para enfrentar esse desafio somente após encerrar o curso.

Publicidade

Não foi o caso destes aluno(a)s, da primeira turma a qual fazem parte, iniciaram o curso 89 alunos, destes vinte e três se inscreveram para realizar o exame 36, na primeira fase, desse total, onze avançaram para segunda fase, contudo somente os quatro lograram êxito e foram aprovados em ambas as fases e escrevem um capítulo na história do Direito e da cidade de São Vicente/SP.

Os alunos aprovados são: Alexandre Silva de Aniz - 49 anos, Edith Cristina De Moura Correa – 31 anos, Fernanda Diniz Da Rocha Lima – 40 anos e Reinaldo Mancuso Junior - 47 anos.

Elogiável reforçar que os quatro são os primeiros alunos aprovados nas duas fases do Exame da OAB, sendo a primeira turma do primeiro curso da primeira Faculdade de Direito da Primeira Vila do Brasil. Ademais, foram os responsáveis pela fundação do primeiro Centro Acadêmico da cidade o qual foi outorgado com o nome do ex-deputado constituinte e advogado Dr.  Koyu Iha, o primeiro também da instituição.

Este momento é ímpar, pois revela que é possível superar essa etapa e, claramente, isso deixa um vigoroso exemplo aos demais que agora têm a certeza de que, esse exame, apesar de difícil, é superável.

Os aprovados deixaram mensagens para quem ainda tem esse desafio pela frente.

Alexandre Aniz: A vida nos deu uma prova de fogo, um desafio muito difícil de combater, mas não impossível!

Demonstramos que com fé, dedicação, esforço e apoio somos capazes de voar. Hoje sentimos orgulho por ter chegado a este momento, mas claro que sós não teríamos conseguido. E, é por isso que, agradecemos infinitamente por todas as oportunidades que nos fizeram evoluir e crescer.

Os desafios nos mostraram que jamais devemos permitir que qualquer obstáculo nos impeça de sonhar e realizar. “Comprovamos que somos capazes de superar mais um desafio, e que venham outros”.

Fernanda Diniz: O sentimento de passar no exame da OAB, é você saber que vai ser testado para poder realizar o tão esperado sonho de ser Advogado (a) e vencer mais um desafio, parece às vezes impossível, mas não é.

É um desafio amargo, por isso é importante saber que antes de querer vencer é preciso estar preparado para perder, cair e levantar, pois só quem conhece a derrota dará o valor merecido à vitória. E para chegar a Vitória depende apenas da nossa vontade de nunca desistir.

Edith Corrêa: Ser aprovada na OAB veio carregado de um sentimento avassalador de felicidade, alívio e da sensação de dever cumprido.

Significando para mim que tudo é possível, com a certeza de que tudo tem seu tempo.  Sabendo que constância somada à dedicação supera as adversidades encontradas no caminho e que amigos são anjos que fazem a diferença nessa árdua jornada.

E por fim, Reinaldo Mancuso Junior: Deixou cinco frases de um grande causídico, Rui Barbosa, que expressa intimamente o que sinto e me parece uma mensagem muito coesa, que foi fragmentada, por ventura, por mim concatenadas:

Todo o aprender, todo o melhorar, todo o viver é mudar, sabemos que uns nos querem mal, e fazem-nos bem. Outros nos almejam o bem e nos trazem mal, por isso as leis que não protegem nossos adversários não podem nos proteger, assim, aos elogios do mundo, prefiro os aplausos da minha consciência. E maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado.

Nós lutamos e vencemos, todos podem vencer!

Contato: Alexandre Aniz

(13) 982-272340

Comentários:
Silvio Lousada

Publicado por:

Silvio Lousada

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais